O mercado de beleza continua crescendo, de acordo com a pesquisa realizada pelo Euromonitor, em 2018, o Brasil já contava com 500 mil salões formais e a perspectiva é de um crescimento de 4,5% até 2021. Com tanta concorrência, o marketing é a melhor maneira de atrair novos clientes e ter sucesso. Janaina Hassim, especialista em Comunicação, Marketing Digital e Vendas e CEO da ConsultMKT e Rede Beauty Brasil, foi percebendo as dores do mercado ao longo dos eventos que organiza para Gestores e Profissionais da Beleza de todo Brasil as dificuldades que os empreendedores do segmento e cabeleireiros sentiam na hora de divulgar os serviços e trabalhos.
O marketing não é mais o mesmo e o digital ganha cada vez mais força. Ter presença digital e fazer com que o empreendedor tenha maior fluxo de clientes e visibilidade é algo que o Instagram ajuda cada dia mais. Nas palestras e cursos que ministra, Janaina explica como desenvolver melhor as mídias sociais do negócio, já que poucos salões atualmente usam o Instagram, por exemplo, para sair na frente da concorrência.
As redes sociais são grandes aliadas de quem quer melhorar o negócio e ganhar novos clientes, mas não pode ser usada de qualquer forma, é preciso ter qualidade na produção do conteúdo. Abaixo você poderá conferir as 7 dicas da CEO da Rede Beauty Brasil para trazer mais seguidores, engajamento, clientes e visibilidade no Instagram do salão ou profissional.
Dica 1
Atenção ao nome do perfil, pois é por ele que os usuários e novos seguidores acharão a sua conta. Além disso, use também palavras-chaves, isso facilita a pesquisa e não altera seu login. Exemplo: “Janaina Hassim” com a estratégia ficou “Janaina – MKT Digital e Inovação” ou “Marcia Maria Hairstylist”.
Dica 2
Usar as hashtags de forma correta é muitas vezes um problema para alguns usuários, que usam de forma aleatória e apenas sobre o negócio, atraindo concorrentes ao invés de novos clientes. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa prévia, se colocando no lugar do cliente quando o mesmo busca por um determinado serviço no salão. É a dica mais certeira que você pode usar para criar suas hashtags. Exemplo: #salaodebelezamooca, #barbeariamoema, #tratamentoestetico, #tendenciadeesmalte.
Dica 3
Sua preocupação deve ser a criação de posts para pessoas que te seguem, não as que não seguem. Quem possui perfil comercial no Instagram muitas vezes deixa de analisar os relatórios completos sobre seus seguidores que a rede social entrega. É importante ver quais são os melhores horários e dias da semana para fazer as postagens e também analisar o gênero (feminino ou masculino) que mais está seguindo o perfil. “Contra fatos, não há argumentos: use os dados do Instagram a seu favor!”, diz Janaina.
Dica 4
É importante analisar também os dados de cada post no feed. Por meio desses números, você consegue descobrir suas métricas de tráfego, como quantas pessoas visitaram seu perfil, quantas pessoas te seguiram por conta do post, qual foi o seu alcance (inclusive a partir das estratégias ensinadas na dica 2), o número de compartilhamentos e muito mais. Além disso, é possível analisar os assuntos mais relevantes perante seu público e saber em qual formato apostar mais.
Dica 5
Invista em lives compartilhadas com conteúdo de valor para atrair novos seguidores através do convidado e gerar retenção de tempo em seu perfil, algo extremamente valioso perante o algoritmo do Instagram. Exemplo: marque uma live com um profissional de outro nicho, porém dentro do seu segmento para atrair novos clientes. Crie posts para serem compartilhados e para que os seguidores marquem seus amigos. Por meio de conteúdo autorais em outras redes sociais, como Facebook, Pinterest, Youtube, blog, você também obterá mais audiência e, consequentemente, relevância e autoridade.
Dica 6
Como o Instagram vem diminuindo a entrega de posts de forma orgânica, ainda mais com a remoção de visualização dos likes, vale a pena investir em anúncios. Com o Facebook Ads é possível impulsionar posts de forma paga para ampliar essa visibilidade. Uma dica importante é patrocinar as postagens de forma segmentada para seus próprios seguidores ou que tenham um perfil semelhante a eles.
Dica 7
Um dos segredos das influenciadoras digitais para ter a mesma visibilidade que uma celebridade foi a estratégia de se relacionar e ter aproximação com seus seguidores, respondendo e curtindo os comentários e convertendo seus seguidores em legiões de fãs. Esse relacionamento da influenciadora digital com o seguidor trouxe um sentimento de reciprocidade e intimidade. O que mais acontece nas redes sociais é que as pessoas tentam interagir com perfis e não obtém respostas. Além disso, é interessante se relacionar com perfis semelhantes ao seu para atrair o público que se interessa pelo seu conteúdo. Antes de vender, é necessário criar uma conexão com seus seguidores. Vender é algo que todo mundo já faz, tratando seu Instagram como um simples catálogo.
A Rede Beauty Brasil passa por diversas regiões do país, dando cursos, palestras e workshops com profissionais renomados e de diversos segmentos. Para mais informações, acesse: redebeautybrasil.com.br.