Os cuidados necessários ao mudar o visual em casa

Depois de quase dois meses de isolamento social, nossa cabeça tem funcionado de uma maneira diferente. Se reinventar se tornou uma necessidade para que a quarentena seja um pouco mais confortável. Isso se aplica também à nossa aparência. Pintar, descolorir e até cortar o cabelo tornaram-se passatempos comuns em casa.

Nós sabemos que para colorir os cabelos, a melhor saída é sempre ir ao salão. Mas, caso a ansiedade por um novo visual esteja tomando conta de você, alguns cuidados básicos são recomendados. Conversamos com o cabeleireiro Lucas Possetti, da L’Oreal, que deu algumas dicas sobre o tema.

“O maior cuidado é saber qual cor vinha sendo aplicada antes, para evitar manchas. É ideal que a pessoa use sempre o produto da mesma marca, porque mesmo se a numeração da tinta for igual, as tonalidades podem ser diferentes” afirmou.

Ele também reforça os cuidados básicos, como proteger a pele antes, respeitar o tempo da coloração – não excedendo, nem retirando antes do tempo estimado – para ter uma cobertura ideal.

Muitas pessoas acreditam que para a coloração ter uma aplicação melhor o cabelo precisa estar sujo, mas Lucas afirma que o ideal é deixar sem lavar apenas de um dia para o outro, porque o cabelo fica com uma película muito oleosa, impedindo a dilatação das camadas cuticulares para absorver o pigmento artificial.

É claro que o uso de shampoos e condicionadores para cabelos coloridos é essencial para manter a cor e promove uma limpeza mais suave. As hidratações são indispensáveis nesse momento.

Quanto à descoloração, Lucas adverte: “É a química que mais danifica o cabelo. Eu não aconselho a fazer em casa, jamais. Já sabendo como funciona o processo, o cabelo já fica ressecado, imagina quando não se sabe”.

Conteúdos relacionados